Absoluta

Absoluta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Qual é o melhor tratamento com queratina: cauterização ou queratinização?


Manter os cabelos saudáveis é uma tarefa difícil para a mulher moderna. A falta de tempo, o estresse e a tintura obrigam-nas a correrem até o salão para cuidarem das madeixas. A busca é por aqueles tratamentos que proporcionam ótimos resultados em um curto espaço de tempo. Entre estes, há duas técnicas que usam a queratina: a cauterização e a queratinização.

Para entender as diferenças entre elas, a cabeleireira e técnica de beleza da Condor, Ariane Ianicelli, tira dúvidas sobre o tema.
Portal: Qual a diferença entre queratinização e cauterização?
Ariane Ianicelli: A função dos dois tratamentos é reconstruir a fibra capilar por meio de doses de queratina. A queratinização é um avanço da cauterização, pois além de reconstruir os fios também hidrata.
Portal: Em qual caso a queratinização é a melhor opção?
Ariane Ianicelli: Os fios são expostos a muitas agressões externas (sol, cloro, vento, sal etc), mas os processos químicos são os que agridem mais. Aconselharia este tratamento após a química e quando os cabelos estiverem com um aspecto seco, quebrado e sem vida.
Portal: E a cauterização?
Ariane Ianicelli: A queratina funciona como se fosse um “cimento”, que vai tapar os eventuais “buracos” contidos no fio pela ausência da cutícula. Isso evita a perda das proteínas e vitaminas. Então, quando os fios já foram bem agredidos, precisam de um tratamento de mais impacto, pois só a hidratação não resolve o problema. O mesmo para a queratinização.
Portal: Em alguns casos, o cabelo fica áspero após a cauterização. Por que isso acontece?
Ariane Ianicelli: A cauterização consiste em aplicar essa queratina e selar com chapa para que a mesma incorpore no fio. O que acontece, às vezes, é que esse processo de reconstrução deixa os cabelos selados e recuperados, mas com aspecto áspero, não sedoso.
Portal: Existe alguma maneira de evitar que o cabelo fique assim?
Ariane Ianicelli: Sim, preferindo a queratinização. Além de fazer a reconstrução, ela também hidrata e deixa os cabelos recuperados, sedosos e brilhantes.
Portal: Qual o melhor resultado a curto prazo, cauterização ou queratinização?
Ariane Ianicelli: Os dois vão sempre recuperar os cabelos, mas é bom serem feitos após uma agressão com processos químicos. O resultado sempre será melhor se houver cuidados rotineiros e não esporádicos.
Portal: Esses processos oferecem algum perigo para quem o está recebendo? Ou para quem está fazendo?
Ariane Ianicelli: Não, pois a queratina não causa nenhum dano à saúde.
Portal: De quanto em quanto tempo é preciso fazer novamente os tratamentos?
Ariane Ianicelli: Nos dois casos, sempre quando os cabelos precisarem ser recuperados. Isso pode ocorrer após um processo químico ou um período de férias onde os fios sofreram com sol, mar e cloro. Mas vale ressaltar que cada fabricante também tem as indicações de uso, frequência e pós-processo.
Portal: Quem tem o cabelo natural também pode se submeter a esses procedimentos? Qual o mais indicado?
Ariane Ianicelli: Geralmente os cabelos naturais (sem processo químico) ainda não têm a cutícula tão danificada para necessitar destes tratamentos. A análise de um profissional deve indicar se é realmente aconselhável fazer um dos dois. Às vezes, hidratações profundas já resolvem o problema.
Portal: É verdade que realizando qualquer um dos processos o cabelo fica quebradiço?
Ariane Ianicelli: Nos dois casos vale o alerta: queratina demais nos fios podem deixá-los muito rígidos, fazendo com que se quebrem facilmente. Por isso, é aconselhável um tempo de pausa entre uma aplicação e outra de, no mínimo, 1 mês. E sempre realizá-las após o processo químico.
Portal: Quais os cuidados que se deve ter após a aplicação de queratina?
Ariane Ianicelli: Cuidados básicos que devemos ter diariamente, como usar um xampu adequado para o tipo do seu cabelo, leave-in com filtro solar e hidratação semanal. Vale ficar atento às indicações do fabricante, pois cada marca aconselha um processo, um tempo de pausa de aplicação e indicação pós-uso.
Ariane Ianicelli é cabeleireira e técnica de beleza da Condor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário